Não é preciso uma grande análise para perceber que o grande objetivo de todos os negócios é vender mais. Contudo, como afirmar isto é mais fácil do que o colocar em prática, vamos dar uma ajuda à tesouraria da sua empresa com 5 dicas que prometem fazer com que a sua faturação aumente na medida das suas melhores expectativas.
5 dicas para aumentar as vendas do seu negócio
1ª Adequar os métodos de pagamento aos hábitos dos consumidores
Segundo o Banco de Portugal, em 2022 efetuaram-se cerca 3,7 mil milhões de pagamentos no Retalho, o que corresponde, grosso modo, a um valor de transações de 655,5 mil milhões de euros.
88% destas transações corresponderam a pagamentos por cartão, sendo que uma parte considerável foi cumprida recorrendo a cartões contactless. Aliás, o contactless acaba por ser o meio de pagamento do momento, sendo responsável por 48,8% do número total de compras com cartão, percentagem que, em 2019, era de apenas 8,2%.
Ao crescimento e democratização do contactless podíamos ainda juntar o MB Way, meio de pagamento em franco desenvolvimento, carteiras digitais e até os pagamentos por QR Code, tudo meios de pagamento que estão a ajudar os consumidores a deixarem as notas e moedas em casa.
Para satisfazer estes novos hábitos de consumo e aumentar as vendas da sua empresa torna-se, então, importante adequar os meios de pagamento que coloca à disposição dos seus clientes, incluindo, por exemplo, terminais de pagamentos automático (TPA) de última geração nas suas instalações.
Neste sentido, a REDUNIQ, marca especializada no desenvolvimento de TPA inovadores e em linha com as necessidades de clientes e retalhistas, apresenta no mercado os TPA REDUNIQ Easy, Smart e Soft.
Enquanto o REDUNIQ Easy permite que com uma mensalidade fixa, sem período de fidelização ou receita mínima, o seu negócio aceite pagamentos “tradicionais” com cartões de crédito e débito (marcas Visa, Mastercard, UnionPay, entre outras) através de PIN, contactless e MB WAY, o REDUNIQ Smart surge como um terminal de pagamento automático Android que, além de permitir que uma loja física aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB Way, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam o negócio e vai-lhe permitir ganhar uma nova mobilidade.
Por último, e porque falamos de mobilidade, a digitalização dos pagamentos presenciais ganhou um novo aliado com o lançamento do inovador REDUNIQ Soft, uma solução de pagamento NFC Android que permite que o seu negócio aceite pagamentos de forma simples e rápida por QR Code, NFC ou Contactles onde e quando quiser via uma App no seu smartphone, sem precisar de um TPA físico.
2ª Apostar no Marketing Digital e em técnicas de SEO
As redes sociais vieram mudar completamente o ecossistema comercial. Mesmo para uma empresa puramente física, a presença nas redes sociais é indispensável para não só aumentar o volume de vendas, mas também, e sobretudo, para captar novos clientes e disseminar o nome da empresa. Por isso, crie páginas nas redes sociais mais relevantes para o seu negócio e procure trabalhar os conteúdos que fornece aos utilizadores para manter-se relevante e conseguir cooptar contactos que serão úteis em campanhas de e-mail marketing e para trabalhar o SEO (Search Engine Optimization).
De forma prática, o SEO vai permitir que as suas páginas e conteúdos sejam otimizados para os motores de busca, tornando mais fácil a quem procura serviços e produtos como aqueles que vende encontrar a sua empresa.
3.ª Investir na formação regular da sua equipa
Além de ser obrigatório por lei, a formação contínua é importante para que você e a sua equipa se mantenham atualizados com as práticas e formas de atendimento mais adequadas ao perfil dos consumidores atuais.
4.ª Ter um bom sistema de gestão
Dos pagamentos à gestão do fluxo de fornecedores e contactos dos clientes, de modo a aumentar as vendas da sua empresa, é importante ter um bom sistema de gestão que lhe permita fazer, de forma integrada, toda a gestão do seu negócio.
Por exemplo, com o REDUNIQ Smart, através do terminal pode incluir apps de gestão que lhe permitem não só acompanhar o fluxo de pagamentos, como também trabalhar as reservas (caso isso seja relevante para o negócio), emitir e enviar faturas por e-mail, elaborar orçamentos, registar pedidos, etc.
5.ª Desenvolver os serviços de atendimento ao cliente
Lembre-se que um atendimento rápido e eficaz ajuda a fidelizar clientes e aumentar as vendas. Para que isso seja uma realidade, invista não só no processo de atendimento em loja aquando da compra, mas também no pós-venda, colocando à disposição dos clientes uma linha telefónica 24/7 e canais online complementares que podem ser aprimorados recorrendo a chatbots.