Ao comprar calçados esportivos, há muitos elementos que devem ser levados em consideração. Abaixo estão os motivos
De todas as roupas que um corredor precisa, de longe os sapatos são os mais importantes. Tudo tem que ser ideal, mas na hora de calcular e priorizar o calçado é fundamental.
O calçado possível não é escolhido apenas para cuidar dos pés. É todo o corpo que apreciará a escolha certa. Para aqueles que estão limitados em seu capital econômico para comprar roupas, a prioridade é clara.
Bons sapatos são caros e em geral os caros são os bons, não há como contornar isso. A notícia que também pode aliviar é que aquele com maior custo não necessariamente é aquele que nos convém, então antes de comprar um tenis nike, várias coisas devem ser levadas em consideração.
Primeiro o óbvio, para que tipo de competição eu quero meus sapatos? Se você corre sempre no asfalto, se corre em superfícies macias ou se corre em terreno montanhoso, tudo isso muda a situação. Se forem realizadas corridas curtas, médias ou longas.
A primeira divisão é entre sapatos de rua e sapatos de trilha. Se você corre em trilha, mas treina na rua, provavelmente deveria ter dois pares de tênis, embora existam alguns modelos híbridos. Aqui então você tem que insistir em algo pela primeira vez: consultar os especialistas de cada marca, navegar na internet, ler resenhas de calçados.
Todos os anos saem modelos de todas as marcas. É impossível experimentar todos, então você tem que fazer alguma pesquisa antes de gastar dinheiro. O que é bom para um corredor, pode não ser para outro. É por isso que você tem que investigar.
Não há dois corredores iguais. Nem todo mundo tem o mesmo peso, então alguns precisam de sapatos com mais amortecimento porque seu peso exige isso. Outros, os mais leves, não exigem o mesmo. Qualquer análise de calçados inclui esse fator.
Visite: tenis lacoste feminino
A pegada também importa muito. A pegada neutra, supinada ou pronada requer três tipos diferentes de calçado, embora muitas vezes a solução seja ter palmilhas. Um teste de pegada é um aliado para evitar conflitos a longo prazo.
Um corredor com pisada neutra não terá grandes problemas, um corredor pronador exerce apoio na parte interna do pé e um supinador faz o oposto, inclina-se para fora. A pegada pronadora é mais comum que a supinadora, por isso muitas marcas oferecem modelos para pronadores. A consulta com especialistas é algo que não deve ser esquecido.
Em um mundo ideal, um corredor deveria poder ter dois tênis, um para treinar e outro para competir, mas se ele tivesse apenas um, deveria ser aquele que melhor equilibrasse todas as necessidades. Portanto, outro fator a ser levado em consideração é esse.
Quanto mais durabilidade tiver, melhor, poisa relação preço-desempenho torna-se primordial. Mas não termina aí. Às vezes, um corredor vê que seus companheiros usam determinados modelos, eles se dão bem com eles e optam por usar os mesmos.
Não há problema em usar os depoimentos de outras pessoas, mas, além de lembrar de tudo o que foi dito acima, você também deve pensar no seu passo. Uma passada curta e uma passada longa, um corredor com tendência a cair no calcanhar e outro com metatarso vão precisar de calçados diferentes. A técnica pode ser treinada e aprimorada, mas quando se trata de esforço extremo, um corredor geralmente retorna à sua forma habitual de corrida.
E por último, embora possa parecer pouco, é preciso pensar bem na hora de comprar online. Se conhecemos o modelo e as chances de trocá-lo são simples, vá em frente, se tivermos alguma peculiaridade ou um tamanho que não caiba perfeitamente, o ideal sempre será comprar pessoalmente.
Se for negociar, quanto mais especializado melhor. Se o local tiver esteira e você puder experimentar os tênis, melhor ainda.
As melhores casas de vendas de calçados têm especialistas que podem orientar o corredor. Experimente os dois tênis, se possível com as meias que usamos para correr. Não há necessidade de comprar com pressa ou levar calçados que não nos fazem bem.
Comprar um par de tênis é importante e definirá nossos próximos meses como corredores. E sim, claro, se o modelo for esteticamente bonito e acharmos agradável, é um ponto a mais.
Mas o mais importante é correr melhor, sempre.